Get Adobe Flash player

UM ROSTO: C. EVANGELIZADORA MAGNIFICAT, CONHEÇA-O

Um pensamento:

“O sopro do Espírito veio despertar dentro da Igreja energias adormecidas. Suscitar carismas escondidos, espalhando a vitalidade, a alegria... a juventude.. da Igreja”.  (Papa Paulo VI)

                O Espírito tem suscitado, nas mais diversas formas, comunidades carismáticas, com formas diferentes de vida comunitária. Temos visto comunidades CONTEMPLATIVAS, APOSTÓLICAS, MISTAS. Há aquelas que são totalmente laicas, celibatárias, casais... reunindo, assim, todos os estados de vida. A variedade é tão grande como grande é a criatividade do Espírito de Deus.

            Para maior compreensão do que se segue, vejamos o que são as Comunidades de Vida. São compostas por pessoas que, vivendo seu chamado de comunidade, de acordo com  sua natureza, vivem seus compromissos  em uma entrega total a Deus , dedicando-se inteiramente a Ele.

            Vivem em residências comunitárias, partilhando tudo que são e possuem. Trazem uma vida de oração PESSOAL E COMUM  e, em na grande parte de suas vidas, dedicam-se à construção do Reino de Deus na obra que lhes foi confiada. Alguns fazem votos ou promessas. Querem, com a sua vivência, ressaltar sua consagração a Deus e ao serviço da Igreja. A finalidade maior de uma COMUNIDADE DE VIDA é dedicar-se totalmente a Deus, aos irmãos, procurando, assim alcançar a caridade de Cristo.  É de bom alvitre lembrar de que a COMUNIDADE, com seus obstáculos, nos lança aos braços da verdadeira santidade que não “é privilégio de ninguém, é exigência da vivência  do Evangelho que nasce em todos os que levam a sério os próprios compromissos humano/religiosos”. Nós nos encantamos com as teses filosófico/teológica dos grandes mestres da humanidade. Estamos aqui, todavia, para nos encantarmos, muito mais com o silêncio. E, então, na solidão do coração, quando estamos face a face com a nossa consciência, percebermos que a ciência humana, da filosofia à psicanálise, pouco sabe nos dizer sobre os destinos da humanidade.

            Pessoalmente, desde que a CM brotou no meu coração, não tenho dúvida de que nunca algo, as coisas materiais, o efêmero, terão forças para saciar a nossa sede de infinito. Nós fomos criados por ALGUÉM  e somente este ALGUÉM que concordamos em chamar de Deus pode dar paz ao nosso coração.  

COMUNIDADES DE ALIANÇA

São compostas por pessoas que, vivendo seu chamado de comunidade, de acordo com sua natureza, continuam, paralelamente, a exercer suas profissões na sociedade e a viver em suas próprias residências. Procuram viver um espírito de uma unidade de acordo com o carisma de cada comunidade. Trazem entre si alianças previamente estabelecidas  ou a formam no campo espiritual, fraternal, material e apostólico e aí se estabelecem sua comunhão. Vivem, assim, sua aliança com Deus, entre si e com toda a  Igreja, procurando alcançar a perfeição da caridade de Cristo

VEJAMOS AGORA A NOSSA IDENTIDADE

Somos uma família.  Todos, em iguais condições de vida, como irmãos e irmãs, juntos consagram suas vidas e seus estados de vida a Jesus Cristo, naPOBREZA, na OBEDIÊNCIA e na CASTIDADE, por meio da vida de oração profunda, do exercício do amor fraterno e do serviço na Obra confiada à Comunidade para a edificação da Igreja e a transformação do mundo. Este é o nosso sonho: viver o que acima escrevemos. Ele só será possível quando for um SONHO de todos. Somente quando o SONHO é de todos se torna realidade. Há momentos na vida de intenso AMOR, ou de intensa SOLIDÃO ou ainda de intensa ANGÚSTIA em que nos vemos obrigados a sair de nós mesmos e a aventurar-nos na noite que nos circunda e quem sabe:

                                                                           “EM UMA NOITE ESCURA

                                                                           DE AMOR EM VIVAS ÂNSIAS

                                                                           FLAMADAS

                                                                           OH, DITOSA VENTURA

                                                                           SAI SEM SER NOTADA,

                                                                           ESTANDO JÁ MINHA CASA SOSSEGADA“

Esta Família deseja correr atrás DAQUELE que mais amamos e buscamos sem cessar, como pensa São Paulo, um dos nossos protetores.  A Família Magnificat tem que ser o AMANTE que procura o AMADO e o AMADO QUE PROCURA O AMANTE, como lemos no CÂNTICO ESPIRITUAL do grande João da Cruz: “ONDE É QUE TE ESCONDESTE,

                       AMADO, E ME DEIXASTE COM GEMIDO?

                       COMO O CERVO FUGISTE

                       HAVENDO ME FERIDO:

                       SAI POR TI CHAMANDO... E ERAS JÁ IDO”.

                                                                           

Somos uma só Família: Magnificat. Nessa única Família, A MAGNIFICAT, há três ramos: Sacerdotes (CMVS), Leigos/a consagrados (CMVL) e Famílias (CMA). Temos todos nós, o mesmo ideal: viver uma vida de profunda intimidade com Deus, EVANGELIZANDO PELO PODER DA EUCARISTIA E DA PALAVRA Essa única família, vivendo os carismas segundo as suas possibilidades, é a Família Magnificat que, na teoria, deseja ardentemente viver o que se propõe e ora para que, na prática, tudo aconteça, embora saibamos serem seus membros humanos e o humano é humano.

PRINCIPAIS ELEMENTOS DA NOSSA ESPIRITUALIDADE

            A ESPIRITUALIDADE significa o espírito com que vivemos nossa vida – nossa vida por inteiro. É como que falar dos valores pelos quais vivemos e que demonstramos no estilo de vida que seguimos (Dom Laurence Freeman).

            Lembrando Clemente de Alexandria, para mostrar como a espiritualidade diz respeito a todos os aspectos de nossa vida, dando o lastro necessário para mentes sábias, capazes de discernir o que é moderado, razoável e verdadeiramente benéfico.

A espiritualidade deve levar-nos à “experiência misteriosa de sentir-nos transformados... resultante daquilo que acreditamos e em que colocamos nossa fé”.

A ESPIRITUALIDADE leva-nos a um nível superior de pertença e de um compromisso com um ideal. Fazer a vontade de Deus e perfazer-se no ideal da santidade e tornam-se a partir daí, o seguidor de Jesus Cristo.

Ser santo significa que nos transformamos na pessoa única que fomos chamados a ser pelo Dom de nossa criação. Isto aponta para o nosso ser total, enquanto integrado e harmonizado com sua fonte ”através dos meios mediante os quais a “vida divina penetra nossa humanidade, manifestando-se como compaixão, perdão e sabedoria”. A fonte é sempre Deus. A espiritualidade está aí ancorada. De nossa parte, cabe beber desta seiva, num “aceitar e transcender a nós mesmos e chegar, finalmente, a conhecer a Deus” (ADORAÇÃO E ESTUDO).

Diante desta pequena noção de espiritualidade para que possamos nos entender, dizemos que o nosso compromisso com o Evangelho é através da espiritualidade dos Santos Padres, chamada também espiritualidade PATROLÓGICA ou PATRÍSTICA. Bebemos na Patrologia a ÁGUA de que necessitamos para a caminhada. A Renovação Carismática Católica é uma das também fontes, pois muitos jovens vêem dos grupos de oração. Devemos ter um Amor esponsal e incondicional a Jesus Cristo, segundo o modelo de vida dos MÍSTICOS, especialmente São João da Cruz e Santa Teresa D Ávila. Devemos ter um amor filial por Nossa Senhora, como a Mãe da Magnificat, um forte chamado a oração profunda, a vida de louvor e a união da vida contemplativa com a vida ativa. Exercitamos o amor fraterno segundo o modelo de unidade e caridade da Trindade. Deve ter um amor sincero pela Igreja e desejo de servi-la através da Obra e da vida missionária. Nossa opção pelo Evangelho é radical e a vivência dos seus conselhos, mediante a uma consagração de vida, fundamental.

NOSSA MISSÃO

            Diante da situação do mundo, o Senhor nos chama a viver uma vida aos seus pés, como aquele que “escolheu a melhor parte” (Lc 10, 38-42). Para evangelizarmos, é absolutamente necessário termos profunda vida de oração pessoal, ADORAÇÃO.Conhecendo esse Deus adorado pelo ESTUDO e levado ao mundo pela EVANGELIZAÇÃO, com a PALAVRA (kerígma) e com a VIDA (martiria).

                                    COMO VIVEMOS

            A Comunidade de Vida é o núcleo central da Comunidade Magnificat, é a forma plena de responder a este chamado. Na Comunidade de Vida somos chamados, por amor a Jesus Cristo e ao seu Reino, a uma renúncia total aos nossos projetos humanos, planos pessoais e expectativas de futuro no mundo, devendo estar dispostos a renunciar a tudo, a perder até a própria vida (Cf. Lc 14,25-27). Devemos investir tudo – a vida, capacidade, tempo, potencialidade, em um seguimento total e incondicional do Senhor Jesus, na POBREZA, OBEDIÊNCIA e CASTIDADE, de acordo com o espírito da vocação Magnificat e do estado de vida de cada um. Dentro da mesma e única vocação Magnificat e segundo o seu carisma, encontramos o chamado do Senhor para irmãos viverem o seguimento do Senhor e seu Evangelho em meio às atividades profissionais e familiares, colocando esta vocação como a grande prioridade de suas vidas e direcionando suas atividades profissionais segundo a vocação Magnificat. A esta dimensão da nossa vocação, chamamos COMUNIDADE ALIANÇA.

NOSSO TRABALHO

         O Senhor nos confiou uma OBRA. Deu-nos os meios (carismas) e pediu-nos “ardor missionário” e criatividade. Por isso trabalhamos com EVANGELIZAÇÃO FUNDAMENTAL BÁSICA (Cristologia, Eclesiologia e Pneumatologia). Animamos grupos de oração e ações evangelizadoras diversificadas. Trabalhamos com os jovens, famílias, pobres, nos meios de comunicação, nas artes, nas obras de misericórdia junto aos dependentes químicos, com grupos políticos, formação de vida espiritual, educação, promoção humana em geral. 

MOSTRAMOS NOSSO ROSTO: 

            Na Diocese da Campanha, onde nascemos e temos nossa CASA INICIAL, situada à Rodovia Três Corações – Cambuquira, Km 10. É a casa de formação para os futuros membros da CEMV (discipulado = 1º e 2º anos). Moram também membros vida que optaram pelo laicato consagrado. 

Na CASA INICIAL ACONTECEM NOSSOS EVENTOS. 

Para contato: Comunidade Magnificat

                       Rodovia Três Corações – Cambuquira, km 10

                            Cx Postal 1037

                          37.410-000 = TRÊS CORAÇOES = MG Fone: (35) 3234 0250 (FIXO). 35 8838 0007 (OI AGENDA)    

Arquidiocese de Juiz de Fora:                         

Para estudos superiores, temos O Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae,

Via Corrado Barbagallo, 20

Castel di Guido

00050 – ROMA - Itália

ENDEREÇO PARA ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL 

Departamento Vocacional Cx. Postal 1037

37410-000 - TRÊS CORAÇÕES/MG

Fone: (35) 3234 0250/ 8838 0007

Querido/a irmão/a de Comunidade, o que escrevi, o fiz com amor e tentando ser fiel àquilo que o Senhor colocou em  meu coração. Sinto que Jesus deseja, mais do que tudo, uma Comunidade que renove a realidade onde ela se faz presente e isto somente será possível com muita oração e espírito de fidelidade ao Senhor e à sua OBRA, no caso à Comunidade Magnificat, através daquele por ELE usado, chamado para ser o fundador e a todos os seus sucessores. Para facilitar nossa convivência e deixarmos bem claro para todos os que buscarem esta família para suas vidas, escrevemos o perfil que Jesus nos inspirou e deseja daquilo que deve ser vivido nesta Comunidade. Então, aqui está, resumidamente, o Rosto da Comunidade Magnificat. Posso assumi-lo ou não. No caso de eu me identificar com esse Rosto, devo ser fiel, dar a vida, vestir a camisa, Morrer imitando o Mestre. Caso contrário deve buscar aquele rosto que mais me fala ao coração e onde mais poderei ser fiel ao Evangelho e à Igreja e lá, também morrer imitando o HOMEM DA CRUZ.

Quando alguém é aqui admitido, deve tentar aperfeiçoar o que existe. Se desejar mudar este rosto, desfigura o que o Senhor colocou no coração do fundador. A FIDELIDADE À VONTADE DO SENHOR, É CONDIÇÃO INCONDICIONAL PARA A OBRA SER ESTA E NÃO OUTRA.

Nunca esteja aqui alguém pensando em transformar esta COMUNIDADE NAQUELA. Seria o mesmo que amar uma mulher e casar com outra. O relacionamento afetivo seria terrível para a pessoa e para o grupo. É como que um caso de adultério, para me expressar mais claramente. Será melhor, para o bem de todos, que aconteça a saída deste alguém. 

MEMBROS VIDA DA FAMÍLIA MAGNIFICAT (2015): 

Pe. José Maria de Freitas

Pe. João Batista de Almeida

Irmão Silas José Ribeiro

Irmã Juliana da Silva Parente

Sidney Melquíades da Silva

Vitor Frigini Luchi

Elias Zanateli

Jorge Lopes dos Santos

Conceição

Ramom

Luiz Felipe Campos

Os membros Aliança são em torno de 30 pessoas.

Dom Gil Antônio Moreira é nosso arcebispo Moderador e é da Arquidiocese de Juiz de Fora, onde somos reconhecidos como ASSOCIAÇÃO PÚBLICA DE FIES.

Pe. Pedro Paulo dos Santos, cem

E-mail | Link2 | Link3

Copyright © 2010 - ASSOCIAÇÃO COMUNIDADE EVANGELIZADORA MAGNIFICAT - Todos os direitos reservados

ROD. MG 167  KM 88 - CX. POSTAL 1037 - 37410-000 TRÊS CORAÇÕES/CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - (35) 3234-0250 - 3417-0576