Get Adobe Flash player

Tema: Fraternidade e vida: dom e compromisso

Lema: "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10, 33-34)

Preclaros internautas, Saúde e Alegria!

Como é bom partilhar conhecimento não é mesmo? Motivada pela alegria da partilha é que venho aqui para deixar uma contribuição a respeito da Campanha da Fraternidade desse ano de 2020, mas, acredito ser fundamental olharmos para o início dessa Campanha que nos envolve enquanto estamos na Igreja militante.

Em 1961, três sacerdotes criaram uma campanha com o objetivo de arrecadarem fundos para ajudar os pobres e essa campanha teve o nome que conhecemos hoje: Campanha da Fraternidade (CF), que foi realizada pela primeira vez na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte no ano de 1962. Com uma boa ideia e ótimas práticas dezesseis dioceses também incluíram a CF em 1963, então no ano de 1964 tornou-se em nível nacional essa Campanha.

Pois bem, após uma breve história do surgimento da CF vamos falar a respeito do tema desse ano Fraternidade e vida: dom e compromisso. Ao olharmos o cartaz, percebemos a imagem de Irmã Dulce (que dispensa comentários) e ao fundo um lugar na capital baiana que se chama Pelourinho.

Padre Patriky Samuel Batista é Secretário Executivo para as Campanhas da CNBB e explica o seguinte: Irmã Dulce cuida. E seu modo de cuidar sinaliza uma Igreja em saída. Então, é cuidar das pessoas que estão próximas a nós. Onde estou é lugar de cuidado da pessoa, do mundo, da ecologia. Depois, o cenário faz menção à questão do mundo urbano. Amar é fazer o bem! Daí a beleza do cartaz, que está sintonizado com as  Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no que diz respeito ao pilar da caridade.

Ir. Juliana Parente, CEM

E-mail | Link2 | Link3

Copyright © 2010 - ASSOCIAÇÃO COMUNIDADE EVANGELIZADORA MAGNIFICAT - Todos os direitos reservados

ROD. MG 167  KM 88 - CX. POSTAL 1037 - 37410-000 TRÊS CORAÇÕES/CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - (35) 3234-0250 - 3417-0576